Vereador CELSO YAMAGUTI (DEM)

e-mail: celsoyamaguti@cmtls.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

Agricultores do Cinturão Verde receberão kits


Agricultores do Cinturão Verde de Três Lagoas estão sendo preparados para trabalhar com o Projeto Produção Agroecológico, Integrado, Sustentável - “PAIS”. O projeto é uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, Sebrae – MS, Agraer e Prefeitura de Três Lagoas, firmado em março deste ano com a assinatura de convênio entre Administração Municipal e SEBRAE.
Serão contemplados com o projeto 10 agricultores familiares, e estes receberão Kits com materiais para o desenvolvimento do projeto. Nos meses de março e abril, os agricultores selecionados participaram de cursos do Sebrae com os respectivos temas: “Juntos Somos Fortes” e “Relações Interpessoais”, sendo orientados de forma técnica e associativista com palestras técnicas com funcionários do Sebrae, Prefeitura e Agraer.
De acordo com o diretor do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Renato Carrato, o processo de seleção é realizado por técnicos do Sebrae da cidade de Campo Grande sendo analisado perfil para trabalhar com a Horta e também em comunidade. O Projeto O projeto tem como objetivo fornecer a agricultores uma horta circular na qual em seu centro localiza-se um galinheiro. Para a horta produz-se alimentos como cereais, hortaliças (acelga, alface, almeirão, rúcula, berinjela, tomate), frutas e outros que sejam de forma orgânica, além de um quintal agroecológico onde cultiva-se mandioca, feijão, e outros.
“O objetivo maior deste projeto é a subsistência, ou seja, produzir para comer”, enfatizou Renato. Durante o desenvolvimento, o Sebrae realizará visitas periódicas por dois anos, disponibilizando toda assistência técnica. Em Três Lagoas, ficam responsáveis dois técnicos, sendo um da Prefeitura e outro da Agraer para atender casos emergenciais.
Os agricultores Paulo Gonçalves Brito e Robertina dos Santos falaram sobre a importância do projeto. “Estamos felizes, pois iremos receber Kits para futuramente produzir alimentos saudáveis, livres de produtos químicos e desta forma melhorar a nossa renda familiar”, manifestaram os agricultores.
O diretor de Agronegócio disse ainda que não há uma data pré-estabelecida para a entrega dos kits, porém as áreas para o cultivo já foram licenciadas.
Fonte: www.radiocacula.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário