Linhaça: O que é e propriedades
A linhaça é a semente do Linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústris de confecções, daí a origem do tecido linho.
A linhaça é rica em vários nutrientes, por isso tem sido tão estudada e utilizada hoje em dia.
A casca da semente de linhaça possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E, o ômega-3 e o ômega-6, a isoflavona e o fitoesteróide.
Tipos de Linhaça
Hoje existem dois tipos de linhaça, a linhaça dourada e a linhaça marrom. Isso ocorre de acordo com o local onde o linho é cultivado.
Tanto a linhaça dourada quanto a marrom podem ser encontradas em forma de grãos, farelo de linhaça ou óleo de linhaça.
Linhaça Dourada
A linhaça dourada é proveniente de climas frios e tem grande cultivo no Canadá. A linhaça dourada em comparação a linhaça marrom, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras poliinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos.
Linhaça Marrom
A linhaça marrom é proveniente da região mediterrânea, porém já está totalmente adaptado ao clima e solo brasileiro, por isso é mais fácil de encontrar e mais barata. A semente de linhaça marrom possui pouco ômega-3, o que a torna menos nutritiva do que a semente de linhaça dourada.
Linhaça: Para que serve?
São muitos os benefícios da linhaça, veja:
- A casca da linhaça é rica em vitamina E que combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
- A linhaça é rica em ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e gorduras poliinsaturadas, poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
- A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa. Neste ponto, a linhaça proporciona os mesmos benefícios que a soja;
- A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
- Possui componentes anticancerígenos e antioxidantes;
- É um poderoso desintoxicante;
- A linhaça auxilia não só na perda de peso e no combate ao colesterol alto, como também no combate a diabetes e a hipertensão;
Linhaça: Como preparar, consumir e cuidados
Para perder peso você pode acrescentar a linhaça triturada preferencialmente no liquidificador, ao leite, sucos, vitaminas e iogurte, mas cuidado, não triture grande quantidade da linhaça, pois após uma semana de triturada, a linhaça perde seus nutrientes, por isso, o ideal é que ela seja triturada no momento em que for ser consumida e o que sobrar pode ser guardada em um pote de vidro bem fechado na geladeira.
Também pode ser consumida junto com saladas e frutas e adicionada a preparação de pães e biscoitos.
O consumo ideal da linhaça é de no máximo 45 gramas (2 colheres de sopa ou dois copinhos descartáveis de café) preferencialmente no café da manhã, ajudando assim a promover a saciedade durante todo o dia.
Não se deve consumir mais do que os 45 gramas indicados diariamente, pois a linhaça possui compostos que se ingeridos em grande quantidade, podem interferir na absorção de nutrientes, principalmente os sais minerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário