Vereador CELSO YAMAGUTI (DEM)

e-mail: celsoyamaguti@cmtls.com.br

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Prefeita decreta estado de emergência na área urbana


Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (28), no gabinete da Prefeitura, a prefeita Márcia Moura (PMDB) declarou através do Decreto nº 150, de 28 de setembro de 2010, estado de emergência na área urbana do município de Três Lagoas.

O Decreto foi assinado considerando a necessidade do restabelecimento das atividades essenciais do município em virtude da ocorrência de vendaval na noite desta segunda-feira (27), por volta das 23h55, acompanhado de ventos em alta velocidade, queda de granizo, alto índice de pluviosidade, comprometimento da normalidade viária urbana do município, queda de centenas de árvores, estrangulamento do sistema semafórico, queda de fiação de alta e baixa tensão, existência de desabrigados entre a população, danos materiais em grande parte da área urbana, e em edificações públicas.

Participaram da entrevista coletiva o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Sidnei Antonio Muniz; o sub-comandante da Polícia Militar, Élcio Almeida; os secretários de Obras e Serviços Públicos, Getúlio Neves da Costa Dias; Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Marques Arantes; Saúde, Elenir Neves; e Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza.

Durante a coletiva, as autoridades informaram extra oficialmente o óbito de quatro pessoas: duas no Jardim Maristela, uma no bairro Vila Verde e uma outra em local ainda não informado.

A prefeita Márcia Moura falou da necessidade da assinatura do Decreto para atender as situações de emergência do município: “esse decreto dá ao poder público a autonomia das compras emergenciais para que possamos proteger os nossos cidadãos e as pessoas carentes que realmente estão necessitadas”, e acrescentou: “passamos boa parte da noite nas ruas da cidade junto com nossos parceiros, esta é uma situação inédita nos 95 anos de Três Lagoas, é importante fazermos uma corrente em benefício aos cidadãos três-lagoenses”, reforçou Márcia.

Segundo a prefeita, as pessoas desalojadas ou desabrigadas devem procurar a Secretaria de Assistência Social para que possam ser encaminhadas para um local seguro. No momento as pessoas estão sendo abrigadas no centro social da Vila Vicentina.

As equipes da Elektro e da Sanesul estão nas ruas para tentar avaliar os danos e restabelecer a normalidade, assim como as equipes do Corpo de Bombeiros, Exército e Polícia Militar.

De acordo com informações meteorológicas, há previsão de uma chuva forte na noite desta terça-feira (28). O sub-comandante da Polícia Militar, Élcio Almeida, orientou que se não houver a necessidade de sair, que as pessoas permaneçam em suas residências e dirijam com atenção.

“Peço que as pessoas se tranqüilizem, se acalmem, pois as medidas para que tudo volte a normalidade já estão em andamento”, reforçou o capitão Muniz.

As autoridades ainda informaram que os danos estão sendo avaliados a partir de relatórios com imagens e fotos para que em 48 horas, se necessário, seja decretado estado de calamidade pública.

A Secretaria de Saúde divulgou um relatório com danos em suas unidades. As mais atingidas foram: Centro Odontológico, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Saúde do Trabalhador, SAMU, Clínica da Mulher, Farmácia Central (CAF), ESF Vila Piloto, ESF Paranapungá, ESF Santo André, ESF Maristela, ESF Santa Luzia, CAPS II, Vila Haro e UBS Joel Neves (São Carlos). As demais Unidades de Saúde estão com atendimento normal à população.

Em caso de emergência acione a Polícia Militar através do telefone 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.


Fonte: www.radiocacula.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário