Vereador CELSO YAMAGUTI (DEM)

e-mail: celsoyamaguti@cmtls.com.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Baixa umidade do ar: o que comer e o que evitar


Para evitar problemas de saúde, sobretudo nos olhos, garganta e sistema respiratório devido à baixa umidade relativa do ar no estado de São Paulo (a capital atingiu 17% essa semana e alguma cidades chegaram a 12%), é preciso tomar alguns cuidados com o corpo e redobrar a atenção com a alimentação. De acordo com Milton Mizumoto, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), alimentos que ajudam na hidratação do organismo são tão importantes quanto água, sucos e outros líquidos.

"Frutas ricas em líquido e legumes em abundância são opções mais adequadas nesses dias muito secos. Laranjas e outras frutas que são boas fontes de vitamina C também são importantes, pois essa vitamina ajuda a reduzir as crises de rinite, que se tornam mais frequentes com a baixa umidade", explica. Melão, melancia, espinafre e mirtilo (blueberry) também estão liberados.

Além disso, beber muito líquido é fundamental. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 3,5 litros e 2,5 litros de água, respectivamente, para homens e mulheres adultos. "Mas com a umidade tão baixa, o ideal é beber ainda mais", recomenda o médico nutrólogo.

De acordo o especialista, alimentos de difícil digestão e com alto teor de sal (como carne seca, bacalhau e feijoada) não são boas opções, pois, embora despertem o mecanismo da sede, fazendo ingerir mais água, podem levar a quadros de hipertensão arterial a quem já está propenso. Já a hidratação pelo consumo de bebidas alcoólicas (como a cerveja) acarreta demanda de mais água pelo organismo, pois bebidas fermentadas exercem aumento da pressão osmolar no sangue.

Enquanto a chuva não vem, é bom evitar também alimentos apimentados, que estimulam a transpiração e, dessa forma, fazem o corpo eliminar mais água durante o dia. O médico também orienta que exercícios físicos e exposição ao ar livre sejam praticados antes das 10h ou após as 17h, nos horários em que as temperaturas estão mais amenas.


O que evitar

* Bebidas alcoólicas

* Carne seca

* Feijoada

* Bacalhoada

* Alimentos com muito sal

* Carne de churrasco

O que comer

* Melancia

* Laranja

* Melão

* Espinafre

* Sucos de frutas naturais

* Mirtilo (blueberry)

* Pepino

* Espinafre

* Legumes em geral

* Gelatinas

* Água de coco

* Isotônicos

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário